Conheça mais sobre a Unidade de Industrialização de Xisto em São Mateus do Sul – PR

SIX é uma unidade de operações localizada sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto.

06/03/2014 às 15:52

A Industrialização do Xisto (SIX) é uma unidade de operações da Petrobrás localizada em São Mateus do Sul (PR) sobre uma das maiores reservas mundiais de xisto, uma rocha sedimentar, com conteúdo de matéria orgânica na forma de querogênio, que somente por aquecimento (pirólise) pode ser convertido em óleo e gás.

Os produtos que são gerados com o xisto são o óleo combustível, a nafta, gás combustível, gás liquefeito e enxofre, e ainda produtos que podem ser utilizados nas indústrias de asfalto, cimenteira, agrícola e de cerâmica.

Os óleos combustíveis industriais obtidos a partir do xisto são indicados para o consumo industrial em centros urbanos. Trata-se de um tipo de óleo de alta fluidez e de elevada facilidade de manuseio, eliminando a necessidade de pré-aquecimento, com consequente redução dos custos operacionais de queima, caracterizando-se assim como ideal para regiões de clima frio.

A capacidade da fábrica é de 5.880 t/d, e ela atende os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, incluindo a cidade de Presidente Prudente, sede da base matriz da Small Distribuidora.

Leia também

Você também pode gostar dessas